Meu sistema GTD atual no Evernote (Janeiro 2018)

16
9893

Sem delongas, meu setup atual:

Tenho um caderno padrão chamado “! Entrada”. (1) Caderno padrão é uma configuração do Evernote onde você escolhe o caderno para onde entrarão todas as notas que você enviar para o programa. (2) O “!” e qualquer outro caractere especial que você verá no nome dos cadernos e das pilhas existe para deixar os cadernos e as pilhas na ordem que eu quero.

Tenho uma pilha chamada “Próximas Ações”, que é a única coisa que eu olho diariamente, além do calendário (agenda do Google), e dentro tenho um caderno para cada contexto.

Tenho uma pilha para “Projetos” e, dentro, cadernos por categorias. As categorias mudam com bastante frequência, de acordo com a minha necessidade de visualização de projetos. Basta arrastar as notas de um para o outro para mudar. Cada nota é um projeto.

A pilha seguinte é de cadernos de “Suporte a projetos”. Crio sempre que um projeto precisa de um caderno próprio para ele, para agrupar documentos e notas relacionadas.

Depois tenho uma pilha para “Algum dia / talvez”.

Na sequência, os horizontes mais elevados:

Depois, referências de maneira geral. Algumas coisas deixo em cadernos (basicamente pelo acesso ser mais fácil). Os assuntos das referências ficam nas etiquetas, sem hierarquia (ordem alfabética).

Procuro seguir as orientações básica da DAC para configuração no Evernote.

16 COMMENTS

  1. Muito bom, Thais. Seu setup é bem inspirador. Vou pegar algumas ideias emprestadas pra adaptar no meu setup. ? Estou tentado migrar meu sistema pro Evernote e até o momento estou satisfeito com a decisão. Ele me parece bem mais robusto e versátil que um gerenciador de tarefa.

  2. Bom dia, Thais!
    Como você costuma relacionar as ações aos projetos? Você lista as ações dentro de cada projeto e depois vai criando notas para cada uma dentro de “próximas ações”?

    Beijos e boa quinta

  3. O seu sistema de GTD atualmente está bem mais organizado e bonito de visualizar.

    Eu uso o Wunderlist e Agenda do Google para compromissos (data e hora marcadas) e próximas ações por contextos. Tentei usar o Todoist, mas não me adaptei ao formato do aplicativo para Android. Sem contar que a versão para Windows não funciona em modo offline. Cheguei até a mandar um feedback para eles. Se houver melhorias na plataforma, tentarei usá-lo novamente.
    Para os horizontes mais elevados tenho usado o Evernote com uma configuração semelhante à sua. A diferença é que eu uso tudo em Inglês, pois preciso manter contato com o idioma. A minha maior dificuldade é organizar tudo em cadernos, pois tenho maior facilidade em usar as etiquetas.

    Sugestão: você poderia fazer uma análise do aplicativo Things (sistemas Apple). É um aplicativo muito bem desenhado e parece ser perfeito para o GTD. Tenho a curiosidade de saber se ele tem uma boa sincronização.

    Abraços!

  4. oi Thaís, obrigada. Vai me ajudar bastante , pois estou no começo e “patinando” um pouco. Por favor, pode me dizer se você também tem uma pastinha física para “ALGUM DIA – TALVEZ” ou se tem somente esta do Evernote?? Ampliando a pergunta: Você tem pastinhas físicas para as outras categorias do GTD, por exemplo, para a “Aguardando resposta”, e/ou outras?? Se tiver, isto pode atrapalhar a revisão semanal, por ter que olhar as 2 pastas (evernote e física) ??Obrigada de novo.

  5. Oi, Thais, tudo bem? Obrigada por compartilhar seu processo. Sempre inspira melhorias no da gente. Uma dúvida, por que voce optou por organizar as próximas ações em pastas por contexto em vez de usar tags para organizar os contextos?

    Um abraço!
    Aline

  6. Thaís, na parte de Referências, você armazena seus comprovantes de pagamentos do onde? Ou caso, não armazene qual sua sugestão?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here