A rotina matinal do David Allen

4
1709

Recentemente a Next Action (franquia inglesa do método GTD) publicou um vídeo em seu canal onde o David descrevia, em poucos minutos, como é a sua rotina matinal. Eu já tinha ouvido isso em algum momento, nos últimos anos, porque me lembro de começar a fazer um ritual semelhante já há algum tempo, inspirada nele. E quis trazer para cá porque acho que ele traz um ponto muito, muito legal que eu gostaria de comentar.

Primeiro ele comenta que o que faz a manhã dele ser tranquila é começar a organização na noite anterior. Pela manhã, ele tem uns rituaizinhos, como beber água morna com limão, uma bebida proteíca, ler o jornal, uma revista, responder pessoas que estão em outro fuso horário e então sair com a cachorrinha para passear.

Mas, para mim, o grande ponto que ele comenta é sobre não ter agendamentos ou compromissos engessados, sempre que a rotina permite, pois ele gosta de escolher espontaneamente aquilo que está chamando mais a sua atenção. Eu acho isso bacana porque tira um pouco aquela ideia de o “não planejado” ser sempre algo “ruim”, imprevisto, urgente, e sim traz mais a ideia de espontaneidade e possibilidade de escolha. Se você tem um dia cheio de prazos (auto-imposto ou não), você tira essa espontaneidade.

Enfim, um bom vídeo, curto, para quem entende inglês, e com pontos interessantes para aplicarmos na nossa vida, usando o GTD.

4 COMMENTS

  1. Tenho simpatia pelo David em consequência do carinho que tenho por você… essa foi a primeira vez que ouço o David falar, que carinha bacana! Super entendida a sua admiração por ele!
    Dá vontade de ser amiga dele, que vibe boa!
    Obrigada por compartilhar!

  2. Gostei Thais!! Chega a ser inspirador esse tipo de “rotina”. Fico em casa o dia todo, praticamente todos os dias, e tenho dificuldades e manter a disciplina, com isso me cobro demais. O relato do David traz insights muitos bons para quem, como eu, procura se organizar melhor. Obrigada por compartilhar!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here