Por que eu escolhi o Evernote para gerenciar as minhas listas do GTD

6
2361

A escolha de uma ferramenta é muito pessoal. Por sorte, existem dezenas de opções incríveis no mercado que nos permitem escolher aquilo que nos agrada mais e nos atende melhor em cada momento da nossa vida.

Eu já uso o Evernote mais ou menos desde 2012 ou 2013. Em 2013, acredito que tenha passado a usar com mais consistência, e efetivamente fiz a migração do meu sistema GTD para ele em 2014. Em 2015, conheci o Todoist, outra ferramenta incrível, e fiz a migração, sempre buscando conciliar as duas.

Ao longo de 2017, fiquei alternando entre uma e outra, tentando me decidir de vez qual seria a melhor para mim. Ambas são ótimas. Ambas também têm suas características próprias, prós e contras.

Em agosto do ano passado, escrevi o seguinte em um post no meu outro blog (Vida Organizada):

“Queria dizer que não existe muito motivo para uma pessoa migrar de ferramenta. No meu caso, às vezes simplesmente dá vontade. Canso da cara de um aplicativo e quero testar outro. Foi mais ou menos o que aconteceu com o Todoist. Eu já estava usando a ferramenta há quase três anos e enjoei um pouco. Porém, vou ser sincera: não há um dia que passe que eu não sinta saudade de todas as funcionalidades do Todoist. Ainda acho que é uma das melhores ferramentas para ser utilizada por quem usa e por quem não usa o método GTD.”

Hoje, alguns bons meses depois, posso dizer que concordo com tudo o que escrevi acima, porém já não sinto falta das funcionalidades do Todoist que eu citei. Essa saudade foi boa, me gerou uma recaída, voltei para o Todoist, mas não rolou. Por fim, no final do ano, quando fiz a reinstalação anual do meu sistema (confira a série aqui), eu acabei optando pelo Evernote porque me atende melhor. Simples assim.

Os motivos que escrevi naquele post continuam sendo os mesmos que me fizeram querer voltar para a ferramenta:

  1. A versão instalada do Evernote me passa mais segurança que a versão instalada do Todoist (no Macbook). Pode ser algum bug para Macbook que até já pode ter sido consertado, mas às vezes eu acessava o Todoist offline em meu computador, e ele não abria. Nos computadores com Windows, ele abria normalmente (mas não uso computador com Windows). Então isso me chateava um pouco. Pode ser que eles já tenham consertado…
  2. Gosto muito da possibilidade de você inserir qualquer formato de informação dentro de uma nota do Evernote. Por exemplo: outro dia tirei uma foto com o celular de um produto em uma revista, que fiquei a fim de pesquisar mais a respeito. Essa nota no Evernote foi processada muito facilmente e fica claro para mim, ao acessá-la, do que se trata, porque a fotinho está ali. Você pode me dizer que no Todoist também dá para salvar anexos (e dá), mas a visualização é diferente. Eu sou uma pessoa essencialmente visual e essa variedade de visualizações faz diferença para mim.

Além de qualquer motivo racional, gosto do Evernote. E é importante gostar da ferramenta, já que você usá-la MUITO todos os dias. E é isso. 🙂

6 COMMENTS

  1. Excelente.
    Eu comecei a usar o evernote em 2013 mas logo abandonei. No fim do ano passado comecei a usa-lo novamente e conheci o método GTD e instalei no Evernote e estou gostando muito. Já estou lendo o livro e a minha rotina já começou a mudar e vejo a evolução da minha organização. Parabéns Thais pelo excelente trabalho realizado aqui e no Vida Organizada. Estou lhe acompanhando em todos os canais.

  2. Thais, já tentei gerenciar meu sistema todo no Evernote, porém só quando comecei a usar o Todoist é que realmente obtive fluidez diária no GTD… Para mim, gerenciar Próximas Ações acaba não sendo muito prático no Evernote, embora eu goste muito da ferramenta e a utilize para Arquivo de Referência. No mais, penso também que tenha a ver com gostar da ferramenta 🙂

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiências conosco, sempre aprendo muito com você!

  3. Que bom que você voltou com tudo para o Evernote, como meu sistema fica todo lá, fico feliz hehehe Você tem pensado em dar um pouco mais de detalhes dos cadernos que você tem em cada pilha? Seria muito interessante (claro, se isso não for muito particular e você quiser compartilhar). Obrigada 🙂

    • Ei Leandro,

      Você pode copiar os emoticons de páginas da internet ou do próprio Whatsapp. Eu também fiquei curiosa rsrs
      Fiz o teste aqui e deu certo! =DD

      Ah, e o meu sistema é Windows também!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here