Breve história do David Allen

3
1945

Muitas pessoas se interessam pela história do David Allen, então escrevi este post após algumas pesquisas e acredito que ele possa ser útil para quem tiver curiosidade sobre a história do criador do método GTD.

David passou os primeiros anos da sua vida em uma cidade chamada Palestine, no Texas, Estados Unidos. Ele nasceu dia 28 de dezembro de 1945. Seu pai trabalhava em uma empresa da indústria petrolífera, mas morreu quando o David tinha apenas nove anos de idade. Então sua família se mudou para a cidade de Shreveport, Louisiana, onde ele passou o restante da sua infância e adolescência até completar 19 anos, quando decidiu viver um tempo no exterior, fazendo intercâmbio na Suíça.

Não muito tempo depois, ele foi chamado para uma faculdade pequena na Flórida chamada New College. Era um lugar que permitia que os estudantes desenhassem sua própria educação. Ele acabou se graduando depois em História da América na Universidade da Califórnia (em Berkeley).

Era a Califórnia nos anos 1960. David viveu tudo aquilo. Começou a se interessar por zen budismo, a geração beat de Allen Ginsberg, e se tornou fascinado por toda essa contracultura focada em auto-conhecimento, o que foi essencial para ele se tornar quem se tornou depois.

David costuma dizer que teve mais de 35 empregos antes de completar 35 anos de idade. Ele foi mágico, garçom, professor de karatê e um monte de outras coisas antes de virar o guru de produtividade que acabou se tornando conhecido. Ele sempre se interessou mais por assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal e ao empreendedorismo que por assuntos acadêmicos de maneira geral.

Então, quando ele saiu da faculdade, ele usou esse conhecimento em certos assuntos de interesse para virar “o braço direito” de várias pessoas, amigos, para ajudá-los em seus negócios, pois isso era uma maneira de ajudar a pagar as contas. Seu foco era descobrir como fazer as coisas de maneira mais fácil. O que hoje chamamos de “melhoria em processos” David gosta de chamar de “preguiça”! (Nota da autora: Ele gosta de brincar dizendo que é uma pessoa preguiçosa no sentido de querer fazer sempre as coisas com um menor esforço, e que isso contribuiu muito para que ele desenvolvesse o método GTD tal como é).

Em 1981, David começou a trabalhar com sua própria empresa de consultoria. O verdadeiro pontapé inicial veio através de um mentor que ele teve, chamado Dean Acheson, que desenvolveu técnicas poderosas ao longo dos anos nessa área (na época nem existia o termo “coaching”). Por exemplo: ele descobriu que um dos principais problemas com relação à produtividade das pessoas nas organizações era o imenso “backlog” que elas mantinham – ou seja, a quantidade de “laços abertos” que deixavam sem terminar, e que acabavam ocupando espaço em suas mentes e atrapalhavam tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Outro ponto era o seguinte: executivos costumavam evitar decisões justamente porque deixavam as coisas “dormindo na mente” para que então finalmente concluíssem algo. Foi quando Dean começou a usar a metodologia de esvaziar a mente (“mind sweep”) e de definir uma próxima ação. Dean compartilhou essas ideias com o David e o encorajou a seguir adiante com elas. (Nota da autora: Ele fala um pouco sobre essa experiência no livro “A arte de fazer as coisas acontecerem”, em sua edição de 2015, no capítulo “O poder de decidir a próxima ação”).

David então incorporou essas técnicas ao trabalho que já estava desenvolvendo – treinamentos intensos de auto-desenvolvimento que incluiam princípios-chave sobre como gerenciar acordos, especialmente aqueles feitos (e muitas vezes quebrados) consigo mesmo. Todas essas ideias se tornaram a base e influenciaram enormemente a essência do método GTD: identificar todos os acordos que você fez consigo mesmo e com outras pessoas e então cumprí-los, não cumprí-los ou renegociá-los.

David atribui todo o interesse que tem e que despertou sua vontade desde cedo de saber mais sobre esse assunto à ideia de “liberar espaço” – sentir uma liberdade em sua psique que lhe permita ter foco apropriado – tema particularmente relevante nas artes marciais e no desenvolvimento de outras práticas espirituais, como a meditação. À medida que sua vida foi ganhando complexidade, ele foi experimentando técnicas que lhe permitissem obter e manter essa liberdade (que ele chama de experiência produtiva). Quando ele aprendeu isso, ele imediatamente passou a ensinar essas técnicas e princípios e descobriu que funcionavam para todo mundo, sem exceção.

Já trabalhando com uma equipe, ele passou a usar essas ideias para educar centenas de pessoas ao redor do mundo. Um de seus primeiros clientes, chamado Lockheed Martin, disse que ele e os executivos de sua companhia que estavam usando a metodologia passaram a ganhar pelo menos 30 minutos a mais por dia apenas por terem implementado o método GTD.

Além do livro “A arte de fazer acontecer”, publicado como “Getting Things Done” pela primeira vez em 2001 (e reescrito e relançado em 2015), David publicou mais dois livros sobre o método GTD: “Ready for Anything: 52 Productivity Principles for Work and Life (2004)” e “Making It All Work: Winning at the Game of Work and Business of Life (2009)”. (Nota da autora: O primeiro livro atualmente é distribuído pela Editora Sextante no Brasil. Os outros dois tiveram versões em português que estão esgotadas nas editoras. Algumas pessoas conseguem encontrar em sebos (lojas de livros usados) espalhados pelo Brasil. Estamos em contato com a editora regularmente tentando trazer a tradução oficial dos outros dois livros para o nosso idioma.)

A empresa que hoje gerencia o GTD globalmente, a David Allen Company, tem sede na Califórnia, na cidade de Ojai, onde David viveu durante muitos anos. Em 2014, ele se mudou com sua esposa Kathryn (e a cachorrinha Suki) para Amsterdam, na Holanda, onde vivem até hoje. David não ministra mais treinamentos do método GTD, mas viaja pelo mundo ministrando palestras e master classes para ajudar as franquias de cada país a disseminarem o método.

David no quintal de sua antiga casa em Ojai, California. Foto: revista Wired.
Outra foto do David em sua antiga casa em Ojai, desta vez com sua cachorrinha Suki. Imagem: NY Times.

Top tulip time today in the Netherlands!

Uma publicação compartilhada por David Allen (@dallen45) em

Para curtir a história dele em tempo real, siga-o no Instagram. 🙂

SHARE
Next articleQuem pode usar a marcar GTD™
Thais Godinho é GTD Master Trainer no Brasil pela Call Daniel, franquia brasileira do método GTD.

3 COMMENTS

  1. Homão da porra! <3

    Falando sério, o cara é um gênio! Eu por enquianto só uso o principio dos 2 minutos e me ajuda bastante. (:

  2. Oi Thais, legal essa biografia, bem leve mas muito rica, eu não sabia quase nada a respeito da vida do David, grato, bom estar aqui conhecendo o novo canal, desejando coisas boas prá você

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here